terça-feira, 27 de abril de 2010

Arcade Fire

Banda de indie rock da cidade de Montreal, Quebec, no Canadá, fundada em 2003 pelo casal Win Butler e Régine Chassagne. A banda, também conhecida como "The Arcade Fire", é conhecida por suas apresentações ao vivo, como também pelo uso de um grande número de instrumentos musicais; principalmente guitarra, bateria e baixo; mas também piano, violino, viola, violoncelo, xilofone, teclado, acordeão e harpa.

O 1o. album da banda, chamado "Funeral", foi lançado em setembro de 2004 no Canadá, e em fevereiro do ano seguinte na Europa. Seu título foi escolhido devido ao falecimento de diversos familiares de integrantes durante sua gravação, o que criou uma atmosfera sóbria que influenciou canções como "Une Année Sans Lumière", "In the Backseat" e "Haiti". David Bowie escutou a banda em turnê e os trouxe à atenção de executivos de gravadoras. Ainda sem um contrato de peso, o sucesso do Arcade Fire com o álbum Funeral foi aclamado como um fenômeno da Internet. Após uma crítica bastante positiva da Pitchfork, a gravadora Merge Records esgotou todo seu estoque do álbum, tornando-se o primeiro álbum da gravadora a entrar na parada musical Billboard 200. A banda também chamou muito a atenção do mundialmente aclamado U2, que os convidou para abrir shows no Canadá e acabou por eleger a canção "Wake Up" como tema de abertura da colossal turnê Vertigo Tour (2005-2007). A banda agendou concertos em pequenas casas de espetáculo em sua turnê de 2004, mas o crescente interesse os forçou a diversas mudanças de planos, seguindo uma turnê internacional em 2005 nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão (festival SummerSonic Festival). Em meados de 2005 a banda apresentou-se também em seis festivais, Coachella Valley Music and Arts Festival, Sasquatch! Music Festival, Lollapalooza e Reading Festival no Reino Unido, Electric Picnic na Irlanda e Lowlands Festival nos Países Baixos.

Seu segundo álbum, "Neon Bible", foi gravado numa igreja comprada pelos próprios integrantes, motivado por uma melhor acústica.

No Brasil, apresentarem-se em outubro de 2005 no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre durante o Tim Festival. Na ocasião, Win cantou uma versão da "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, que está no lado B do single "Cold Wind", lançado na Inglaterra.

Fonte: Wikipedia



Funeral (2004)

Neon Bible (2007)



Nenhum comentário:

Postar um comentário