sexta-feira, 30 de julho de 2010

New Model Army


A história do rock está repleta de bandas excelentes que infelizmente, por um motivo ou outro, não alcançaram o merecido sucesso, são as famosas bandas “injustiçadas”. E em meio a tantas que compõe essa lista, vale destacar o soberbo New Model Army (...).

Uma das bandas mais inflamadas e estimulantes de todos os tempos, o NMA é o elo perdido entre o Clash e o Rage Against the Machine, fazendo de suas canções, verdadeiros hinos libertários; e de sua existência uma missão quase sagrada. (...)

Formada no subúrbio industrial de Bradford (o ABC paulista da Inglaterra) em 1980 por Justin Sullivan (mais conhecido como Slade, the Leveller), vocal e guitarras, Rob Heaton, bateria e guitarras, e Stuart Morrow, baixo; a banda roubou seu nome homônimo do exército revolucionário inglês do século 17, cujos membros eram conhecidos como “levellers” (niveladores ou igualitários) pois pregavam um modelo de sociedade sem diferenças sócio-econômico-cultural.


Esquerdistas de carteirinha e politizados até a medula, a banda começou com um punk rock cru e urgente, porém com características próprias bem marcantes, como uma bateria militar galopante e linhas de baixo extremamente agudas e acrobáticas, o que lhe conferiu desde o princípio uma sonoridade peculiar e inconfundível. As letras então, eram um capítulo a parte, pois o verborrágico e extremamente culto Slade consumia Bob Dylan em altas doses, tornando-se em pouco tempo, ao lado de Jello Biafra (Dead Kennedys) e do próprio Dylan, um dos melhores e mais lúcidos letristas da história do rock. Nada escapava de sua artilharia lírica: do imperialismo yankee às dificuldades da vida em família; da Guerra das Malvinas à estupidez do uso das drogas.

Mas nem tudo eram flores, depois de gravarem dois discos “Vengeance” (1984) e “No Rest for the Wicked” (1985), o genial baixista Morrow deixa a banda. Imediatamente recrutaram Jason Harris para seu posto, que o substituiu com extrema competência. Passaram então a incorporar cada vez mais folks celtas e ciganos em seu trabalho, crescendo como músicos e alcançando uma sonoridade muito mais madura e consistente e cada vez mais original e viril. Com essa formação, transbordando energia e criatividade, gravaram 3 discos impecáveis: “The Ghost of Cain” (1986), “Thunder of Consolation” (1989) e o mini-lp “White Coats” (1987).

Em 1989, porém, é a vez de Jason deixar a banda e entrar o baixista Nelson em seu lugar, com quem vieram tocar no Brasil em 1991, em 3 shows antológicos. Com a nova formação gravaram “Impurity” (1990), “The Love of Hopeless Causes” (1993) e “Strange Brotherhood” (1998). No final de 1998, nosso bravo exército sofre mais uma baixa, dessa vez o batera Robert Heaton, um dos fundadores da banda, sai para se dedicar a seu novo projeto musical “Gardeners of Eden”. Em seu lugar entra seu roadie Michael Dean, com quem acabara de gravar “Eight” (2000). Em 2004, Rob Heaton infelizmente vem a falecer por causa de um câncer no pâncreas, com apenas 43 anos.

Depois de uma curta turnê em 2004, a banda se reuniu para gravar o álbum "Carnival" (2005). Em 2007 lançaram o álbum "High". Em setembro de 2007, a turnê norte-americana deste álbum foi cancelada quando a banda teve seus vistos negados pelo Serviço de Imigração americano. O álbum mais recente do NMA é "Today Is a Good Day", que foi lançado em 2009.


Infelizmente, apesar da altíssima qualidade, originalidade e inteligência de sua obra, o NMA continua uma banda cult, pouco (re)conhecida for a da Inglaterra. Mas eles não se importam com isso, sempre tiveram uma postura rígida e nunca admitiram qualquer interferência das gravadoras para “comercializar” mais seu som (seus contratos com as gravadoras chegavam a incluir uma cláusula que lhes garantia total liberdade de criação), recusaram muitos programas de TV com os quais não simpatizavam e nunca tiveram papas na língua, corneteando duramente contra o governo, multinacionais, gravadoras, mídia, modismos e tudo mais com o qual não concordavam.

Seu carinho e lealdade, no entanto, guardaram sempre para os fãs em todo o mundo, chegando a interromper o show e a pular do palco para defendê-los de seguranças truculentos.

No entanto todo esse caráter e atitude, tão raros atualmente tiveram seu preço: foram ignorados por boa parte da crítica, tivera músicas banidas de inúmeras rádios, são boicotados em festivais patrocinados por cigarros (por serem abertamente contra o fumo) e chegaram a ser proibidos de entrar nos EUA. Em compensação tocaram (e tocam) em prol de todas as causas justas, possíveis e imagináveis: festivais ecológicos, anti-drogas e anti-racismo, sendo considerados a maior banda underground da Inglaterra, onde continuam entricheirados, gravando por selos independentes. Aliás, a independência sempre foi a palavra chave para o New Model Army. Afinal, não é justamente para defendê-la que surgem exércitos revolucionários?




***

Álbuns:




















***

Dedico esse post a todos os colaboradores do Pub, Blog e Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica, pelo aniversário de 1 ano no ar da nossa Rádio WULP, aniversário esse que está chegando agora em agosto, e que venham por aí mais e mais aniversários, com a Rádio sempre botando pra f*, com som de qualidade HD, e dando coice na fuça dos caretas...

Porque nossa Rádio é muito mais do que o som que toca... nosso blog é muito mais do que os posts e os cds pra baixar... Só quem frequenta é que sabe... e você, careta, continua aí babando e pensando em como fazer um blog e uma rádio como a nossa... quem sabe um dia você toma vergonha e deixa de ser careta...

Vida longa a nossa Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário